Sobrecapa

o site que divulga a literatura nacional

Ana Pijama no País do Pensamento, de Jô Duarte

capa

capa

Jô Duarte é jornalista por formação, escritora por vocação e tia em tempo integral. De tanto contar histórias para seus sobrinhos, tomou gosto pela brincadeira. Assim nasceu seu livro de estreia: Ana Pijama no País do Pensamento.

Mas Ana Pijama nasceu pequenininha. Até no nome. Jô Duarte escreveu um conto para sua sobrinha Ana Carolina, então com oito anos. “Amei, Tia Jojô!”, disse ela, depois de ler de um fôlego só. “Mas, tem um probleminha… acabou depressa demais! Inventa o resto?”.

E foi então que Jô decidiu criar um mundo novo – o País do Pensamento – para suas Anas. Foram quase três anos de trabalho até que ficou pronta a versão maior da história, com o título Ana Pijama no País do Pensamento.

Ana Pijama não gosta muito de dormir: prefere passar o tempo brincando. Mas quem disse que a mãe deixa? Uma noite, deitada e sem sono, ela tenta contar carneirinhos e os carneirinhos se transformam em sorvete. Assim, Ana Pijama descobre o poder de sua imaginação e passa a ir cedinho para a cama para brincar com o pensamento. Com vontade de viajar, Ana imagina um cavalo alado. Ela o batiza de Tropeço, e os dois saem voando. Ana Pijama resolve criar o País do Pensamento, com um lago de milk-shake de morango, areias de paçoca, grama azul, árvores de couve-flor… Ao voltar ao País do Pensamento, Ana Pijama conhece Outra Ana, uma menina igualzinha a ela, responsável por todas as suas boas idéias. Contrariada, a menina aprende que não manda tanto em seu próprio pensamento quanto acreditava. Ana Pijama ouve da Outra Ana sobre a Dama dos Maus Conselhos, que prende o lado bom das pessoas na Masmorra do Se Deu Mal, Bem-Feito!, e só dá idéia errada.  A partir daí, as duas meninas vivem muitas aventuras no País do Pensamento – com a desastrada e divertida participação do cavalo Tropeço, como não poderia deixar de ser.

O livro faz parte da coleção infanto-juvenil Vaga-Lume Júnior.

Lançamento:

Dia 19 de setembro, às 18h00, na Bienal do Livro do Rio
(Estande da Editora Ática)

Mais…

- Visite o blog do livro (http://anapijamapensando.blogspot.com/);
– Leia o perfil da autora aqui no Sobrecapa;
– Leia a divulgação feita por Ana Benevides em seu blog;
– Leia a divulgação feita no blog luizdesimone.com;
– Leia mais sobre a história no site da Editora Ática.

Ana Pijama no País do Pensamento
Coleção Vaga-lume Júnior
Jô Duarte
Editora Ática, 80 págs., R$ 23,90

* Leia o texto da quarta capa do livro *

setembro 17, 2009 - Posted by | InfantoJuvenil | , ,

32 Comentários »

  1. Aaah eu adoro esse livro! muuito bom!

    Comentário por Lara Delgado | fevereiro 9, 2010 | Resposta

  2. e muito bom

    Comentário por leo | abril 28, 2010 | Resposta

  3. Oi JOJO TUDO BM?
    MEU NOME É BRUNA E EU TENHO 9 ANOS . NÃO SEI SE VC CONHESSE O COLEGIO GONZAGA EU ESTUDO LÁ .
    PRINCIPALMENTE NÃO LI SEU LIVRO AINDA MAS LI O RESUMO DA HISTORIA .
    VI QUE É BM DIVERTIDA !!!!!
    VE SE APARESE NO GONZAGA VAI SER UM PRASER TE CONHESER.
    SABIAS QUE TU ÉS MEU PARENTE VC É DUARTE E EU TAMBEM . MAIS TARDE CONVERSAMOS PODE SER ?? BEIJOS E BEIJOCAS!!! CHAUUUUUUUUUUU!!!

    Comentário por Bruna Menezes Duarte da Silva | julho 9, 2010 | Resposta

    • Oi Bruna,
      tudo jóia, e com você?

      Que bom que gostou do resuminho, agora, é só ler o livro todo pra saber das aventuras da Ana Pijama! Tomara que você goste!
      Onde é o seu colégio? Quem sabe um dia eu não apareço por lá? Eu também ia adorar te conhecer!

      Um beijão!

      Comentário por Jô Duarte | julho 11, 2010 | Resposta

  4. OI JÔ,

    MEU NOME É ANA LAURA. ESTUDO NA ESCOLA ANGLO BAMBUÍ, MINAS GERAIS. COMPREI O LIVRO ANA PIJAMA NO PAÍS DO PENSAMENTO NA FEIRA DO LIVRO DA MINHA ESCOLA. FOI UMA INDICAÇÃO DA MINHA PROFESSORA. LI O LIVRO E ACHEI SENSACIONAL!!!FIZ ATÉ UM TRABALHO COM ELE. TODO MUNDO GOSTOU. ESTOU MUITO INTERESSADA EM LER MAIS LIVROS DESTA COLEÇÃO. UM GRANDE ABRAÇO! ESPERO CONHECER VOCÊ UM DIA.
    ANA LAURA

    Comentário por Ana Laura | agosto 29, 2010 | Resposta

    • Querida Ana Laura,
      que surpresa receber esta sua mensagem, adorei!
      Fiquei curiosa: qual foi o trabalho que você fez com a nossa Ana Pijama? Me conta! Quem sabe um dia não visito a sua escola e a gente se conhece?
      Um beijão!

      Comentário por Jô Duarte | agosto 29, 2010 | Resposta

    • Eaw eu eu adorei ler esse livro quanto eu li num parava de ler valew galera valew Jô

      Comentário por Daniel | março 21, 2012 | Resposta

  5. Oii Jô,você esteve sexta feira(3/12/10) no Colégio Anglo de Ubá lembra?

    Mais uma vez digo q seu livro é um espetáculo…Espero pelo Ana Pijama 2….

    Beijos

    Comentário por Ana Beatriz Torres | dezembro 7, 2010 | Resposta

  6. oi jô,

    eu li o seu livro adorei mais do que o livro da ruth rocha!!não consegui ler muito bem pois a minha professora (paula)disse pra coordenadora colocar outro livro para lermos.eu disse pra minha mãe comprar um livro desse .esqueci de falar onde eu estudo!!!eu estudo no imec lá a eles escolhem o livro e coloca um bilhete para a mãe de cada aluno comprar para a escola.e foi esse q ela escolheu:ana pijama no país do pensamento

    Comentário por kattlhey lorrane andrade rodrigues da silva | abril 13, 2011 | Resposta

    • Querida Kattlhey!
      Fico muito feliz por saber que você gostou da Ana Pijama! Onde você mora?
      Do que você gostou mais?

      Um beijinho!

      Comentário por Jô Duarte | abril 15, 2011 | Resposta

  7. oi jô seu livro e simplesmente maravilhoso,eu me chamo laura e moro em caruaru no meu colegio sagrado coraçao temos aula de leitura e minha professora me recomendou esse livro e quando o li o achei sensacional por favor responda minha mensagem.

    Comentário por Maria Laura Alves Freire da Silva | julho 20, 2011 | Resposta

  8. Querida Maria Laura,
    que delícia receber esta sua mensagem! Fico muito feliz mesmo de saber que você gostou da Ana Pijama! Diga à sua professora que mandei um abraço e que agradeço por ela ter recomendado o meu livro a você!
    Um beijinho da Jô!

    Comentário por Jô Duarte | julho 21, 2011 | Resposta

  9. jô eu ainda queria saber o que você pensava quando quis fazer o Ana Pijama. Beijinho.

    Comentário por Maria Laura Alves Freire da Silva | julho 22, 2011 | Resposta

  10. Oi Jô,
    eu e minhas amigas estamos fazendo um trabalho sobre seu livro super chique, em q adoramos e gostaria de te convidar para ir em minha escola, aqui e governador valadares, M.G., a escola se chama istituto imaculada conceiçao e tambem bostaria de saber sua biografia do livro.
    um abraço…

    Comentário por Giovana, Julia e Ana Elisa | agosto 21, 2011 | Resposta

  11. jo ate agora voce nao me respondeu

    Comentário por laura | agosto 31, 2011 | Resposta

    • Oi, Maria Laura!

      Eu não cheguei a repassar sua última mensagem para a autora, pois pensei que ela estava recebendo as notificações da página.
      Farei isso agora e em breve ela deve lhe responder.
      Bjs
      Ana Cristina Melo

      Comentário por Ana Cristina Melo | agosto 31, 2011 | Resposta

  12. Querida Laura,
    Quando eu estava escrevendo a história da Ana Pijama eu pensei em criar uma aventura por um país totalmente diferente, o País do Pensamento. E como eu sempre dizia para meus sobrinhos sobre a importância e o poder dos nossos pensamentos, que temos que ter cuidado com o que a gente pensa, com o que a gente deseja, quis também escrever uma história sobre isso.
    Espero que você tenha gostado! Ah, vou te contar um segredinho: eu me inspirei em mim mesma para criar o cavalo Tropeço, que é muito desajeitado, e se parece comigo!
    Um beijinho da Jô!

    Comentário por Jô Duarte | setembro 1, 2011 | Resposta

  13. ei jô tenho q fazer um trabalho seu muito dificil, tem q copia 7 trechos q mais gostei, o resumo e ainda + 10 perguntas flw!

    Comentário por matheus aparecido | setembro 12, 2011 | Resposta

    • Oi Matheus! Tomara que você não ache o trabalho difícil, e sim gostoso de fazer! Livro é diversão, é alegria, é conhecimento! Agora fiquei curiosa, do que mais você gostou na história da Ana Pijama? Um beijinho da Jô!

      Comentário por Jô Duarte | setembro 19, 2011 | Resposta

  14. quem tem habbo adciona meu nome lá é: ceuzinhozinho vlw jô.

    Comentário por matheus aparecido | setembro 12, 2011 | Resposta

  15. eu amo o seu livro .vc e uma otima escritora.

    Comentário por jhb\fsex | março 28, 2012 | Resposta

  16. A escola que eu estudo colégio santa mônica Sg , adorou seu livro , adoramos te conhecer .
    Beiijos !

    Comentário por Thais Marques | abril 10, 2012 | Resposta

  17. Querida Jô eu li seu livro e adorei e quando você foi lá dar a palestra no meu colégio (Colégio Santa Mônica-Cachambi) eu achei muito criativo como você criou a história e eu quero perguntar se a sobrinha tem mesmo esse pijama ?

    Comentário por Nayra | abril 12, 2012 | Resposta

  18. Oi Jô, eu te conheci a uma semana mais ou menos na minha escola o santa mônica, eu so aquela menina que esqueceu o livro em casa.Vc deu um autógrafo numa folha de papel!
    Bjs.

    Comentário por Maria Clara | abril 17, 2012 | Resposta

  19. oi jo aqui e a gabi do colegio santa monica da taquara , do turno da tarde , acabei de ler seu livro ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii , acho e tenho certeza que amanha na minha prova de redaçao vou tirar 100 . jo eu queria lhe dar uma ideia para seu livro ana pijama 2,a ana podia viajar para um lugar com sua familia , mais estranho que o nome do lugar era pais do pensamento, ana ficou confusa ao saber disso , mais acabou descobrindo que estava em seu pais e sua familia tambem pertencia a esse lugar ,entao a outra ana acaba se tornando membro da familia e o resto vc continua…. bjs adorei te
    conhecer

    Comentário por gabrielle | abril 17, 2012 | Resposta

    • Oi Gabi!!!
      Eu adorei conhecer você e sua turma! Muito obrigada pela ideia para Ana Pijama2 ! Vou anotar no meu bloquinho de ideias!
      Um beijinho da Jô

      Comentário por Jô Duarte | maio 19, 2012 | Resposta

  20. Jô é a Gyovanna recebi o livro ele é muito bom e fera t-chal

    Comentário por Gyovanna Neusa Pereira de Castro | maio 19, 2012 | Resposta

    • Querida Gyovanna! Que bom que você recebeu direitinho e mais ainda que gostou da história!!!
      Um beijinho da Jô!

      Comentário por Jô Duarte | maio 19, 2012 | Resposta

  21. [pink]Jô amei o livro Ana pijama
    um grande beijo e abraço !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Comentário por hosana amorim | julho 4, 2012 | Resposta

  22. O livro é muito interessante faz a gente ter consciência do poder dos nossos pensamentos. Li o livro em duas tardes e depois fiz minha mãe ler comigo. Adorei!!! Você podia escrever uma historia na qual o personagem principal seja minha xará pois meu nome é bem diferente e acho q nunca irão escrever uma historia com ele. Gosto muito de ler este livro foi pedido da escola para o próximo semestre. Me chamo KAUANE, tenho 9 anos, estou no 5 ano do Colegio Criarte de Jundiaí. Seria bem legal ter seu autógrafo no meu livro onde poderia consegui-lo? Um beijo KAUANE

    Comentário por Kauane de Sá Martins Carvalho Matheus | julho 11, 2012 | Resposta

  23. Olá Jô, me chamo KAUANE, gosto muito de ler, li o Ana Pijama em duas tardes e ADOREI o livro, faz a gente saber q temos q tomar cuidado com os nossos pensamentos. Que tal escrever uma historinha na qual o personagem se chame KAUANE meu nome é bem diferente e acho q ninguém vai colocar num personagem principal. Tenho 9anos e adoraria ter seu autógrafo no meu livro, como posso fazer? Um beijo, Kakau.

    Comentário por Kauane de Sá M C Matheus | julho 11, 2012 | Resposta

    • Querida Kauane, que alegria saber que você gostou do livro! Onde você comprou o livro? Foi na sua escola? Onde você mora para pensarmos num jeitinho de eu autografar o seu livro?
      Um beijinho da Jô e da Ana Pijama!

      Comentário por Jô Duarte | julho 12, 2012 | Resposta


Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 1.213 outros seguidores

